Raia TecUIM Homepage

Raia Tec

O Projeto RAIA TEC surge no seguimento de várias parcerias anteriores, com particular relevo para as estabelecidas no decorrer dos projetos RAIA e RAIA.co.

Nos projetos anteriores, RAIA e RAIA.co, foi implementada uma rede de plataformas de observação marítima que permite obter informação meteo-oceanográfica, em tempo real, ao longo da costa galaico-portuguesa. Estes dados estão a permitir o desenvolvimento de um conjunto de produtos concretos, que são solicitados por setores tão díspares como o marisqueiro ou o turístico.

A fim de dar continuidade a esta Rede de Observação, e proporcionar informação mais completa e de mais fácil acesso, coloca-se a necessidade de melhorar os sistemas de aquisição, armazenamento e transmissão da informação. Neste sentido afiguram-se necessárias linhas de atuação que se descrevem de seguida.

O Projeto RAIA TEC foca o aumento do desempenho e da capacidade da monitorização do ambiente, com especial ênfase na disponibilização de dados relativos à zona litoral Norte de Portugal – Galiza.

O projeto incide sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas e ferramentas informáticas que permitam às regiões em questão o aumento do conhecimento da dinâmica oceânica, o acesso rápido a essa informação com a consequente capacidade de permanecer no mar e de, com isso, beneficiar o conjunto de todos os interessados na utilização das águas territoriais associadas.

Adicionalmente, tendo em conta os resultados obtidos com os projetos anteriores, RAIA e RAIA.co, considera-se relevante dar continuidade ao trabalho numa perspetiva de consolidação e desenvolvimento de soluções com custo reduzido, mormente recorrendo a produtos comerciais devidamente marinizados, a materiais com melhor rácio entre desempenho e custo e a processos de fabrico onde a automação seja passível de ser implementada com relativa facilidade, bem como na partilha dos dados por via de aplicações informáticas desenhadas especificamente para plataformas móveis de uso extensivo pelo público em geral.

O objetivo geral do Projeto RAIA TEC é o de aumentar o desempenho, disponibilidade e flexibilidade dos equipamentos e das estruturas que conferem capacidade efetiva para monitorar e gerir o ambiente marítimo, sendo essas estruturas e os dados recolhidos colocados também ao dispor de todos os interessados na utilização desse espaço.

Assim, os objetivos específicos do Projeto RAIA TEC são os seguintes:

  • Aumentar o número de aplicativos e a interoperabilidade entre plataformas informáticas que disponibilizam informação ao público e a usuários especializados de dados meteo-oceanográficos, bem como a sua análise e serviços derivados.
  • Testar sensores de última geração e permitir o acesso aos seus dados. Avaliar o comportamento no mar da estrutura de suporte.
  • Desenvolver e testar soluções para a utilização de energia renovável a bordo de bóias ou estruturas de suporte a equipamento oceanográfico.
  • Implementar sistemas de comunicações acústicas robustas a falhas e que permitam eliminar ou minimizar o tráfego via satélite utilizado no Observatório RAIA.

http://www.marnaraia.com